14 found
Order:
Disambiguations
Mário Santiago de Carvalho [49]Mário S. de Carvalho [4]
  1.  41
    Tra Fonseca e Suárez: una metafisica incompiuta a Coimbra.Mário S. de Carvalho - 2009 - Quaestio 9:41-59.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  9
    Uma 'escola filosófica de Coimbra'? História, tendências e problemas.Mário Santiago de Carvalho - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):255-278.
    O estudo faz o ponto relativamente à existência de uma eventual “escola de Coimbra” (séculos XVI-XVIII), de âmbito filosófico, para o que começa por incidir nas produções teóricas – a história – que podem contribuir para o esclarecimento da questão, enumera algumas das linhas dessas produções e da eventual escola – tendências – e enuncia alguns problemas que criam dificuldades à identidade discutida.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  34
    Between Rome and Coimbra: A Preliminary Survey of two Early Jesuit Psychologies.Mário S. de Carvalho - 2014 - Quaestio 14:91-110.
    Benet Perera was not the first Jesuit to comment Aristotle’s De Anima. In Portugal there was already the tradition of doing it, and the so-called Coimbra Course may be seen as the culmination of such a tradition. Moreover, its approach to philosophy is also different from Perera’s. This paper first of all focuses on the place of scientia de anima, the importance physics has in such a science, and the division of metaphysics or its unity. Secondly, it is stated that (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Concepto do Desenvolvimiento da Filosofía em Portugal (Séculos XIII-XVI) = Concepto de desarrollo de la filosofía en Portugal (siglos XIII-XVI).Mário Santiago de Carvalho - 1997 - Revista Española de Filosofía Medieval 4:131-156.
    Se expone una visión panorámica de algunos de los principales filósofos portugueses (o que trabajaron en el reino de Portugal) durante la Edad Media. Se ofrece también una hipótesis de interpretación de las líneas más fundamentales de la contribución filosófico-teológica lusitana medieval.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    Exposição metafísica do espaço­‑tempo imaginários em Pedro da Fonseca e Manuel de Góis.Mário Santiago De Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):131-146.
    Sem querer ser uma aproximação histórica e cultural ao tema indicado no título, este artigo visa discutir o seu quadro metafísico a fim de, em diálogo com uma interpretação de Miguel B. Pereira, fazer repercutir tal quadro mais na linhagem futura da análise leibniziana e menos na do apriori kantiano.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Homem E natureza em Henrique de gano: Uma mudança de rumo na antropologia augustinista.Mário S. De Carvalho - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):679-694.
    Depois de J. Gómez Caffarena, de C.Bérubé e de R. Macken, sobretudo, terem insistidonuma leitura augustinista da antropologiahenriquina, a nossa contribuição pretende antes retirar asconsequências da correcção do augustinismoque, por meio do avicenismo, Henrique de Gandlevou a cabo. Propomos uma leitura da natureza na sua especificidade metafísica, deanterioridade em relação ao universal e ao singular,tendo como efeito uma antropoteologia que éuma verdadeira mudança de rumo do augustinismocomo uma quota-parte para a Modernidade.Ilustraremos a nossa tese insistindo: nasituação histórica de Henrique, no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Intellect et imagination: La «scientia de anima» selon les'commentaires du collège Des jésuites de coimbra'.Mário S. de Carvalho - 1937 - História 2:23.
  8.  7
    Nota Editorial.Mário Santiago De Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):227-229.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  26
    O LUGAR DO HOMEM NO COSMOS OU O LUGAR DO COSMOS NO HOMEM?: O tema da perfeição do universo antes do paradigma do mundo aberto, segundo o comentário dos jesuítas conimbricenses.Mário Santiago de Carvalho - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (3):142-155.
    Leitura da 1ª questão do capítulo 1 do Comentário ao ‘De Coelo’ dos Jesuítas de Coimbra , “Se o Universo é ou não perfeito”. Pleiteiase por um interpretação que deixe falar o texto nos nossos dias, a saber, enquanto interrogação sobre o lugar que o cosmo ocupa no coração do Homem.Não se podendo pensar o Homem independentemente do “magnus mundus”,o cosmo tem no Homem a condição da sua legalidade.The article deals with question 1st of the Coimbra Jesuit Commentary on the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Viver segundo o Espírito: sobre o tema do Homem Superior.Mário Santiago de Carvalho - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):19-51.
    Sob o tema da filosofia do Espírito em Mestre Eckhart, o presente artigo revitaliza alguns escritos anteriores do autor sobre aquele filósofo, agora atendendo sobretudo ao Sermão do Homem Nobre e no contexto epocal de um intelectualismo ético enquanto pretexto de discussão de conflitos epistémicos. Alguns textos inseríveis nessa corrente são apresentados e confrontados, de seguida, com a expressão tomista com que dialogaram, mas da qual se distinguiram. Sob a dominante matricial da "vida segundo o espírito", de Pseudo-Dionísio a Eckhart, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  7
    Jean-Paul Coujou, Suárez dans l’Histoire de la Métaphysique. Volume 1: L’Héritage et le débat contemporain, (Collection Carte Blanche), (Toulouse: Entremises Éditions, 2022). ISBN: 978-2-38255-037-3. 237 pp. [REVIEW]Mário Santiago de Carvalho - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):495-497.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Petrus de Alvernia, Quaestiones Super I‑VIII Libros Politicorum. A Critical Edition and Study by Marco Toste, (Leuven/Louvain: Leuven University Press, Ancient and Medieval Philosophy Series 1: LXI, 2022). ISBN: 978-94-6270-318-6. 902 pp. [REVIEW]Mário Santiago de Carvalho - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):488-490.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Como teria lido, Aristóteles, os 'Exercícios Espirituais? A leitura de 'De Anima' II 7-12 por Francisco de Toledo, Francisco Suárez e Manuel Góis. [REVIEW]Mário Santiago De Carvalho - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):411-432.
    Como é que três eminentes Jesuítas comentadores de Aristóteles poderiam ler o método concebido por Inácio de Loyola nos Exercícios Espirituais, denominado “aplicação dos sentidos” externos? A resposta a esta hipotética questão, absolutamente inédita, será dada em três passos. Começando com a doutrina dos sentidos e tocando na passagem da ontologia para a semiótica, atender-‑se-‑á ao aparecimento do mundo – mediante uma segunda passagem, da psicologia para a cosmologia – em que o lugar do ser humano, entendido no espaço de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    M.ª Isabel Lafuente, Libertad, ley y poder. Bien común y Derechos humanos en la obra de Francisco Suárez, (Chisinau: Editorial Académica Española, 2022). ISBN: 978‑ 3639‑ 537864. 481pp. [REVIEW]Mário Santiago de Carvalho - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):491-494.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark